domingo, 6 de novembro de 2011

Existência de Deus: Acreditar ou não?

A crença na existência de um deus (ou vários deuses) acompanha a humadidade desde seus primeiros tempos aqui na terra. Segundo alguns estudiosos, ela surgiu quando líderes de grupos humanos, para explicar os fenômenos da natureza, atribuiam-nos  as obras de um ser superior, onipotente, onisciênte e onipresente, na maioria dos casos. Desde então, a sociedade tem evoluido, a explicação para esses fenômenos naturais foi encontrada, alguns deuses e vários mitos das religiões antigas foram derrubados e ninguém mais acredita neles. Entretanto, o Deus das religiões cristã, judaica e muçulmana, é uma das poucas crenças é um ser divino que ainda permanece consistente. Isso se deve ao fato de que, apesar de ninguém nunca ter provado que ele exista, mas também, nunca foi provado que não exista.
É partir daí que várias discussões sobre o assunto começam. Muitas pessoas, principalmente os acadêmicos e ciências, discordam da existência de Deus. Para eles a ciência é a única forma de explicar os fatos que acotecem no universo e ao nosso redor, e Deus não poderia estar envolvido por trás da ciência. Afirmam eles também, que quem acredita na existência de Deus, são pessoas sem um estudo completo, não-acadêmicos ou pessoas ignorantes que ainda se portam como os seres humanos de antigamente, que atribuiam tudo no universo a existência de um Deus.
Esse fato é, na grande maioria das vezes, verídico. Mas, nem sempre. Não é impossível encontrar cientistas que, mesmo apaixonados pela ciência, acreditam em Deus. Pessoas que ao se tornarem acadêmicos, e adquirirem o conhecimento erudito, ainda sim, mantiveram sua crença. Albert Eisntein, grande gênio da física e personalidade que será lembrada entre nós para sempre, afirmou: "Deus é a lei e o legislador do Universo". Por vezes, Einstein afirmou que, quanto mais a ciência avançava, mais se tornava próxima de Deus, contrariando o que a maioria de seus colegas diziam. Ora pois, pela lógica da coisa, não deveria um dos maiores físicos de todos os tempos, não acreditar em Deus? O argumento de que erudição e fé não se misturam é, por vezes, refutado.
Outro argumento dos que seguem a concepção ateísta, é de que como podemos acreditar em Deus, se ele nunca apareceu diante de nós. Muitos afirmam terem visto uma figura a quem chamam de Deus. Mas por que só eles? Se Deus quer tanto que a humanidade o siga, então, por que não aparece diante de nós? Por que não mostra um pouco do seu poder, já que é tão poderoso? Onde está esse Deus? Perguntam os ateístas.
Realmente, jamais ter visto Deus é algo frustrante. Entretanto, dizer nunca ter visto Deus é, automaticamente, aceitar que sabe como é a sua forma. E quem, entre nós, sabe qual é a verdadeira forma de Deus? Ora pois, Deus pode ser o cara que você encontra na rua quando vai para a faculdade. Pode ser qualquer um, ou, qualquer coisa, ou, tudo ao mesmo tempo. Sem saber qual é a verdadeira forma de Deus, é impossível saber se o viu ou não.
Um detalhe interessante dessa discussão, é que os teístas acreditam que Deus é onipotente, e a maioria deles, que Deus é Puro Bem. Se é puro bem, então, é contra a maldade. Se é contra a maldade, então seu desejo é de combatê-la. Se é onipotente, tem o poder para isso. Então, diante de tais circunstâncias, por que Deus permite a maldade no mundo? Por que ele deixa que os ímpios e desonestos pratiquem seus atos, se dando bem na maioria das vezes? Será que é porque ele tem o desejo de combatê-la, mas não tem o poder? Então não é onipotente. Será que é porque ele tem poder, mas não o desejo? Então não é puro bem. Mas se ele tem a ambos, poder e desejo, então por que não o faz? Será que é porque não existe?
 Se Deus existe, sua forma de trabalho não é conhecida. É como diz o ditado "Deus escreve certo por linhas tortas". Pode ser do desígnio de Deus permitir que a maldade aconteça, para que através dela, o bem possa prevalecer. Pense, caro leitor, em quanas situações de sua vida, você passou por dificuldades, mas através dessas situações, você tirou grandes lições para a vida. Quantas vezes, quando você menos acreditou que poderia escapar dessa, uma "luz no fim do túnel" surgiu. Os planos de Deus podem ser como uma jogada de xadrez: quando uma peça parece perdida, um simples movimento dá uma guinada no jogo, e "quem perdeu, pode ganhar".
Também afirmam os teístas que, como explicar toda a complexidade do funcionamento do universo se encaixar perfeitamente para a existência de vida na terra. Tudo parece cogitar para que nós, seres humanos, e os outros seres vivos possam viver aqui. A natureza parece estar feita sob medida, como em um "Plano Perfeito".  Isto, é obra do arquiteto do universo: Deus. Somente a existência desse ser superior, com inteligência suprema, para arquiteta e "projetar" o funcionamento do universo.
Mas, para contra-argumentar, existe uma teoria científica chamada de Teoria do Príncipio Antrópico. Segundo essa teoria, tudo que existe no universo existe por uma única razão: possibilitar a nossa existência ([Fonte: HowStuffWorks Brasil]). Ela diz que o universo já foi criado e se aadaptado para que nós pudéssemos existir. Tudo se encaixa perfeitamente para qua haja vida, a nossa vida. Dessa forma, nós somos os senhores do Universo, a razão para o universo existir somos nós. Assim sendo, não existiria Deus, e se existisse, ele trabalharia para nós.
E por aí vai. A viagem nessas discussões é longa caro leitor. Dava para fazer um post do tamanho de um livro. Mas, por enquanto, vamos parar por aqui. O que importa é que, se você acredita em Deus, siga a sua fé, e não abale ela com qualquer besteira. E, se você não acredita, "Fé é um dom que não é agraciado a todos" Anjos e Demônios, Dan Brown.
Para encerrar, como diria o nosso colega Helmans (Hawmerson):
Eu sou ateu, graças a Deus

Deus: Será que ele existe?
 

2 comentários: