sexta-feira, 13 de abril de 2012

O que se fazia para se divertir na Idade Média?

Vivemos hoje num mundo onde uma das coisas que o homem mais preza é o conforto, o lazer e a diversão. Para isso, temos um sistema com um monte de atividades como, por exemplo, o futebol, e outros esportes em geral, cinema, parques de diversão, etc. Mas, não é somente o ser humano de hoje que precisa se divertir. Antigamente as pessoas também realizavam algumas atividades em seus momentos de lazer. E como seria o lazer na Idade Média?

Os Nobres

Torneios: A Idade Média não foi feita somente de Cruzadas, crises e imposições religiosas e feudalismo. Uma das coisas marcantes desse período foram as relações de cavalaria, que inspiram escritores romancistas, e até mesmo roteiristas de filmes até hoje. Pois bem, os nobres cavaleiros às vezes participavam de Torneios, nos quais demonstravam a sua força, habilidades, e acima de tudo, coragem. Esses torneios reuniam um grande número de expectadores, e eram a oportunidade perfeita para conquistar o respeito de um conde, duque ou até mesmo um rei, ou conquistar o coração de uma bela donzela. E para quem pensa que era fácil competir, as provas eram acirradas, envolviam lutas com armas reais, e era bastante comum alguém sair muito ferido ou até mesmo morto!

Cavaleiros demonstrando sua bravura
em Torneios

Caça: Além dos Torneios, atividades de caça esportiva também faziam parte do lazer dos nobres. Lembrando somente que na Idade Média não haviam rifles ou qualquer tipo de arma de fogo, nem gps, celular, enfim, nenhum desses aparelhos modernos que facilitam a nossa vida. Ou seja, os nobres pegavam um arco e flecha, uma espada, uma adaga, e qualquer outra coisa que pudesse servir como arma, e se enfiavam no meio mato para caçar raposa, coelhos, alces, javalis e outros animais selvagens. E mesmo com as dificuldades, tudo era muito divertido e emocionante, e quem participava acabava se dando bem no final, com alguns arranhões e escoriações como ônus.
Festas nos castelos: Essa é a única que as pessoas não terminavam machucadas, em tese. Com muitos bens e títulos respeitosos, além de castelos enormes, os nobres organizavam grandes festas, com deliciosos banquetes, muita música e convidados. Quem já ouviu falar da Cinderela pode ter uma ideia de como eram essas festas.

Os Camponeses
Esses não tinham a mesma diversão dos nobres, e ainda tinham uma vida sofrida, e de muito trabalho. No entanto, isso não os impediu de arranjar alguns momentos de para festas, com muita dança, música e comida. Detalhe para as crianças que imitavam os seus cavaleiros preferidos, fingindo lutas com armas de madeiras.

Pois bem, é isso aí. Quem gostou do post dá uma comentada, e quem não gostou, comente também deixando sua opinião e sugestão para que eu possa aprimorar o blog. Muito obrigado e até mais.


Baseado no texto "Lazer na Idade Média", do endereço: http://www.suapesquisa.com/idademedia/lazer_idade_media.htm

Um comentário: