domingo, 3 de abril de 2011

A Verdade sobre o dia D

No dia 6 de junho de 2004 os governos da Europa Ocidental e dos Estados Unidos fizeram uma grande festa para comemorar os 60 anos do desembarque aliado na Normandia. Uma operação militar que ficou conhecida por dia D. O imperialismo 'norte americano procurou se utilizar desse dia para reforçar mais uma falsificação histórica. Alardeou aos quatro ventos que foi graças a ele, com o apoio dos ingleses, que foi possível derrotar os exercitos alemães e libertar a Europa do Nazifascismo'. O presidente dos EUA na época, George W. Bush, não cansou de bater nessa tecla ao exigir a solidariedade total dos países europeus para a sua "guerra infinita" (a guerra contra o Iraque). Mas nada poderia ser mais falso.
Na verdade, o destino do Nazifascismo começou a ser decidido ainda em dezembro de 1942, quando o exercito soviético impôs aos alemães a primeira grande derrota. Até então, as tropas de Hitler pareciam invencíveis. Eles haviam batido, sem grande esforço, os exercitos da Tchecoslováquia, Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgilca e França.
Durante o auge do conflito, a URSS insistiu para que os aliados cumprissem o prometido e abrissem uma segunda frente na Europa, com o objetivo de aliviar a pressão nazista sobre os exercitos soviéticos que resistiam em Stalingrado e outras regiões. Naquele momento, cerca de 3/4 dos exercitos alemães combatiam na frente oriental contra a URSS. Os aliados prometeram várias vezes abrir uma nova frente de combate, mas não cumpriam suas promessas.
Suspeitava-se que alguns "aliados" desejavam ver a Alemanha e a URSS se desgastarem ao máximo para depois intervirem. Afinal, Harry Truman, futuro presidente dos EUA, havia declarado ao New York Times em 24 de julho de 1941, pouco depois da ocupação da União Soviética: "Se virmos a Alemanha ganhar, devemos ajudar os russos. Se a Rússia estiver por cima, devemos ajudar os alemães, de modo que eles se matem uns aos outros ao máximo".
Somente em junho de 1944, quando já estava claro que os exercitos soviéticos poderiam vencer a guerra sozinhos, e já caminhavam triunfantes em direção a Berlim, foi que os exercitos anglo-americanos desembarcaram no norte da França e marcharam rapidamente em direção à Alemanha.

4 comentários:

  1. Parabens camarada, uma boa abordagem historica e bem redigida. Sucessos!!!!

    ResponderExcluir
  2. vlw George pelo o Blog é maravilhoso saber que alguem não vai deixar a historia morrer, um grande abraço siga em frente

    ResponderExcluir
  3. é isso ai george, vc quer vc pode...

    ResponderExcluir
  4. Confio no seu potencial! Vá em frente e sucesso!!!!

    ResponderExcluir