domingo, 29 de maio de 2011

O mundo antigo é mais macho que o atual?

Muitas pessoas no mundo, principalmente as de mais idade e as que tem preconceito contra homossexuais, vivem afirmando que: "Antigamente não tinha essas besteiras, os homens eram macho de verdade". Ou seja, afirmam que o mundo antigo é mais macho que o atual. Mas será isso mesmo?
Para fazer a nossa "investigação histórica" nós voltamos no passado mesmo, na verdadeira Antiguidade, entre, nada mais nada menos que 5000 a. C. e 476 d. C. Por aquela época o pensamento das pessoas era bem diferente que o nosso em muitos aspectos. Mas, nos interessa saber como era a "masculinidade" por lá.
Bem, os homens pra começo de conversa, praticamente viviam na guerra. Mesmo aqueles que trabalhavam como camponês ou artesão, mas chegava um momento na vida em que ele iria lutar em algum lugar. Era muito dificil naquela época um homem não ir para guerra. Isso se deve a duas principais razões: 1) Haviam muitas guerras, o homem tinha prazer em guerrear; 2) Em muitos lugares não tinha exército profissional, então qualquer um era chamado se precisasse.
O caro leitor deve estar se perguntando o porquê eu escrevi isso. Porque se os homens passavam  muito tempo nas guerras, então era muito tempo fora de casa. Longe dos filhos, longe da mulher, e da mulher principalmente. Então imaginem um homem que há dois anos por exemplo, não vê (e nem faz outras coisas) com sua mulher. E o pior de tudo: há dois anos rodeado de marmanjos. Vocês sabem caros leitores o que a maioria deles faziam? Bingo! Isso mesmo! Eles "ficavam" uns com os outros, e mais, era tudo normal. Não havia diferença entre "fazer" com um homem ou com uma "mulher", pra eles, o importante era "fazer".
Se achou isso estranho, então acompanha essa: Em alguns lugares do mundo antigo, na Grécia principalmente, os filhos de pais nobres tinham uma espécie de professor particular, um filósofo que ensinava várias coisas ao garoto, como Matemática, escrever, lutar (isso mesmo, ensinavam a como usar uma espada), dentre outros. Entre essas coisas, adivinhem só o que os filósofos também ensinavam: Bingo de novo! Eles ensinavam a Iniciação Sexual ao garoto, e, nesse meio todo, havia aulas práticas! Ou seja, a primeira relação sexual que o garoto tinha era com o seu professor. Um grande exemplo disso era Alexandre, O Grande, que tinha Aristóteles como professor, e sim, eles fizeram o que você está pensando.
Aristóles dando umas aulinhas para seu pupilo Alexandre

As coisas não param por aí. Já na Idade Média (entre 476 d. C. e 1453), um período mais recente, ainda era comum um homem beijar outro na boca! Só era considerado imoral se um homem beijasse o outro na bunda (é verdade caros leitores, podem acreditar). Então, imaginem só, o seu vizinho chega em casa: "Oi compadre, tudo bem?" e ao invés de um aperto de mão, dá um beijo na boca em seu pai. Isso era comum há 700 anos atrás.
O fato é que cada época é a sua época. Tá certo que "antigamente" os homens eram menos sentimentais do que são hoje. Eles eram mais rígidos e mais calados, na presença das mulheres principalmente, mas não quer dizer que eles não faziam nada "esquisito", assim como também, se quem viveu naquela época pudesse saber o que as pessoas fazem hoje, achariam a gente esquisito também.

Um comentário:

  1. Macho man,rsrsrrs antigamente os homens conheciam melhor os outros, rsrsrrsrs, prefiro ser moderno, nada contra quem é classico, valeu pelo artigo, sucessos.

    ResponderExcluir